quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SIGNIFICADOS DAS IMAGENS DE SANTOS...

QUAL SIGINIFICADO DAS IMAGENS?


Os católicos se apegam aos santos, não a aquele objeto que o representa. Nossa Senhora é sem dúvida uma das mais queridas e respeitadas, mas pelo que ela representa, pela vida que levou, pelos exemplos que deixou. É isso. A imagem é apenas uma forma de lembrar do santo, como se fosse uma fotografia de alguém querido. Muitas vezes as pessoas se apegam a uma determinada estátua que tem em casa pq representa alguém querido, assim como algumas pessoas carregam em suas carteiras fotos do marido, filhos, etc.

Para nós Católicos, os Santos estão vivos junto de Deus...... eles não estão mortos. Por isso que nós pedimos intercessão por eles. E para nós a palavra intercessão que vcs referem biblicamente significa salvação que só pode vir por Jesus Cristo, pois em outras partes bíblicas existem momentos de intercessão...

Simbologia.
Não é a imagem que faz o que se atribui a elas, mas a fé depositada nela, e aí podia ser numa imagem, num pensamento, num nome, em si mesmo...
Numa época em que pessoas tinham dificuldades de abstrair, e direcionar sua fé para algo invisível (e possivelmente inexistente), diante de tantas coisas visíveis acontecendo, um trovão, uma enchente, uma tempestade, pragas, doenças, a simbologia pode ter sido um grande catalisador na conversão do paganismo para o cristianismo.

Não se adoram imagens, adorar só a Deus. As imagens são como fotos, para lembrar-se de alguém. É tudo um simbolismo. É isso que se prega e ponto final.
O que penso de imagens é o que foi revelada a nós (os que creem) pela palavra de Deus:
"tem boca mas não fala, tem perna mas não anda, e nada pode fazer"...Orar SIM pelos espíritos dos santos.

Nós católicos quando nos ajoelhamos diante das imagens dos santos e lhe fazemos pedidos, não estamos adorando ídolos, mas dirigindo nossa súplica aos nossos irmãos na fé que representados por suas imagens já se encontram na presença de Deus. O ajoelhar-se do católico aí é um ato de súplica e não de adoração. Com efeito, ensina o Catecismo da Igreja Católica”

"Santos" são pessoas separadas por Deus, um dia morrem, vão morar com Jesus, mas NADA podem fazer qdo alguém ora e pede ajuda deles, pq só Jesus é quem intercede por nós junto a Deus!!

Santo, Santo, Santo é o Senhor Jesus, que vive, reina e voltará para buscar os que nEle esperam e confiam.

Deus te abençõe!

Um comentário:

  1. irma.agente nao pricisa orar.pelos que ja morrerao.pq se eta salvo esta com jesus entao esta em segurança.e se na morreu salvo nao temos o que fazer.porque a salvaçao e ganha em vida.
    apos a morte seque se o juiso.temos que orar pelas pessoas enquanto elas vivem.

    ResponderExcluir